top of page

Medição e análise de vibração

A medição da vibração da banda larga é o método mais utilizado e econômico para o diagnóstico da condição geral da máquina. Existem duas recomendações iso relativas ao monitoramento das condições da máquina utilizando este tipo de medição; o tão utilizado ISO 2372 e o mais recente ISO 10816, que é uma substituição do padrão mais antigo.

Características

  • Diagnóstico confiável da condição geral da máquina

  • Monitoramento de condições com base nas recomendações da ISO

  • Medição de gravidade de vibração para detectar falhas comuns da máquina, como desequilíbrio, fraqueza estrutural, peças soltas, etc.

  • Análise de vibração avaliada com três conjuntos de dados de condições da máquina em nosso software de diagnóstico e análise

Descrição técnica

ISO 10816

As medições são feitas em três direções (horizontal, vertical e axial). A condição da máquina é geralmente diagnosticada com base em medições de vibração de banda larga que retornam um valor RMS. A ISO 10816 mantém a faixa de frequência mais baixa flexível entre 2 e 10 Hz, dependendo do tipo de máquina. A frequência superior é de 1000 Hz.

O ISO 10816 opera com o termo magnitude de vibração, que, dependendo do tipo de máquina, pode ser um valor RMS de velocidade de vibração, aceleração ou deslocamento. Se dois ou mais desses parâmetros forem medidos, a gravidade da vibração é a que retorna o valor de RMS mais alto. Para determinadas máquinas, a ISO 10816 também reconhece valores de pico a pico como critérios de condição.

O padrão ISO 10816 consiste em várias partes, cada uma envolvendo um determinado tipo de máquina, com tabelas de valores-limite diferenciando entre vibração aceitável (faixa verde), vibração insatisfatória (faixa amarela) e vibração que causará danos a menos que reduzida (faixa vermelha).

Os valores de pico e pico são mostrados na unidade selecionada para o sinal de tempo.

Análise de espectro com 'sintomas'

Para fácil reconhecimento de padrões em espectros, o Método de Análise de Vibração Avaliado (EVAM) fornece uma gama de "sintomas de falha" prontos. Estas são instruções para destacar um padrão de linha de espectro e exibir a soma dos valores rms das linhas como parâmetro de sintoma (que pode ser avaliado e tendência). A maioria dos sintomas de falha são configurados automaticamente usando o rpm como variável. Alguns requerem uma entrada, por exemplo, o número de palhetas em um rotor. Sintomas adequados e grupos de sintomas são selecionados a partir de um menu no software de análise e diagnóstico Condmaster quando o ponto de medição é configurado.

Códigos de condição específicos da máquina

No Condmaster, os limites de alarme podem ser definidos em todos os parâmetros ativos. Uma vez coletados os resultados de medição, pode-se criar um critério EVAM que compara novos valores de parâmetro com o valor médio estatístico e exibe um valor de condição adimensionável em relação a uma escala verde-amarelo-vermelho.

Medição de fase

A fase é um atraso de tempo expresso em graus de rotação. Calculamos o atraso de tempo entre a passagem do pulso do tacômetro e o pico do componente de frequência de interesse do transdutor de vibração na velocidade da rotação. O valor apresentado é um ângulo relativo, não absoluto, pois não há compensação por defasagem de fase no transdutor ou nos circuitos eletrônicos.

Bem-vindo para entrar em contato conosco se você estiver interessado em saber mais sobre nossa medição e análise de vibração.

Análise de vibração (EVAM)

EVAM significa Método de Análise de Vibração Avaliado. O método gera três conjuntos de dados de condições da máquina:

  • Parâmetros de condição, que são medidos e calculados, descrevendo vários aspectos da vibração da máquina;

  • Espectros de vibração, onde padrões de linha significativos são encontrados, destacados e avaliados com a ajuda de sintomas de falha predefinidos;

  • Códigos de condição específicos da máquina (amarelo, vermelho) e valores de condição, com base em uma avaliação estatística dos parâmetros da condição e dos valores dos sintomas de falha.

Para cada ponto de medição, o usuário pode fazer uma seleção individual e definir o tipo de dados mais adequados para a vigilância de uma determinada máquina. As alternativas incluem:

  • envolvente

  • tempo síncroníncro

  • alarmes de banda e média de resultados de medição para melhor confiabilidade do alarme

  • análise de sinal de tempo para uma avaliação detalhada de todos os tipos de sintomas direto do sinal bruto

Leituras altas aleatórias causadas por ressonância ou outras fontes de perturbação são filtradas, minimizando o número de alarmes falsos.

Análise de sinal de tempo

O sinal de tempo é a fonte para toda a avaliação e cálculo das frequências da máquina. O sinal de tempo é o sinal elétrico vindo do transdutor. Isso dá um reflexo de todos os eventos que acontecem na máquina. Mostra o tempo entre os eventos e a quantidade de energia gerada a partir do evento. É possível distinguir entre várias falhas que ocorrem com o mesmo padrão em um espectro FFT.

Parâmetros de condição

Os parâmetros de condição são medidos para uma faixa de frequência selecionada. Eles podem ser ativados individualmente e são mostrados na medição de tabelas de resultados e como diagramas. Os parâmetros de condição disponíveis são:

Parâmetros de condição Easyvib
bottom of page