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dBm/dBc Easyvib

dBm/dBc

Parte do Método original de Pulso de Choque (SPM), dBm/dBc é usado para obter um diagnóstico rápido, fácil e confiável da condição operacional dos rolamentos de elementos de rolamento.

Características

  • Diagnóstico rápido, fácil e confiável da condição de rolamento

  • Avaliação de condição fácil de entender em escalas verde-amarelo-vermelho

  • Use com o SpM Spectrum para verificar a fonte de leituras de pulso de choque elevado

Descrição técnica

Medição dBm/dBc

Motor e análise vibração

Usando um indicador piscando ou fones de ouvido, o operador pode estabelecer um valor máximo aumentando o limiar de medição até que nenhum sinal seja registrado. Devido ao alcance dinâmico muito grande, os pulsos de choque são medidos em uma escala de decibéis (aumento de 1000 x entre 0 e 60 dB).

A amplitude do pulso de choque depende de três fatores básicos:

  • Velocidade de rolamento (tamanho do rolamento e rpm)

  • Espessura da película de óleo (distância entre as superfícies metálicas na interface de rolamento). A espessura da lutraída depende da oferta de lubrificantes, bem como do alinhamento e da carga.

  • O estado mecânico das superfícies de rolamento (rugosidade, estresse, danos, partículas metálicas soltas).

Dados de entrada

O efeito da velocidade de rolamento no sinal é neutralizado entrando rpm e diâmetro do eixo como dados de entrada, com "precisão razoável". Isso define um valor inicial (dBi), o ponto de partida da escala de condição 'normalizada'.

Avaliação

O resultado da medição dBm/dBc são os dados de condição de rolamento, avaliados em verde-amarelo-vermelho.

O valor inicial e a gama das três zonas de condição (verde-amarelo-vermelho) foram empiricamente estabelecidos por meio de rolamentos de teste em condições operacionais variáveis.

O valor máximo coloca o rolamento na zona de condição.

A altura do valor do tapete e delta (dBm menos dBc) podem indicar qualidade de lubrificação ou problemas com instalação e alinhamento de rolamento.

dBm e dBc

Análise dBm/dBc

Analisando a medição do pulso de choque no domínio de frequência, a fonte dos pulsos de choque pode ser determinada. O objetivo do 'SPM Spectrum' é verificar a origem das leituras de pulso de choque elevado. Choques gerados por rolamentos danificados normalmente têm um padrão de ocorrência que corresponde à frequência de passe de bola sobre a corrida rotativa. Choques originários de engrenagens danificadas, por exemplo, exibem outros tipos de padrões, enquanto choques aleatórios de fontes de perturbação não têm nenhum.

Os padrões de frequência dos rolamentos são predefinidos em nosso software de diagnóstico e análise Condmaster. Vincular o grupo de sintomas 'Rolamento' ao ponto de medição permite que o usuário destaque um padrão de rolamento clicando em seu nome. Outros sintomas podem ser adicionados quando apropriado. Encontrar uma combinação clara de um sintoma de rolamento no espectro é a prova de que o sinal medido se origina do rolamento.

Ao longo de sua vida, rolamentos geram choques na interface entre o elemento de rolagem carregado e o autódromo. Como estes choques 'socam' o transdutor de pulso de choque, ele produz pulsos elétricos proporcionais à magnitude do choque. Ao contrário dos transdutores de vibração, o transdutor de pulso de choque responde em sua frequência de ressonância cuidadosamente ajustada de cerca de 32 kHz, permitindo assim uma medição calibrada das amplitudes do pulso de choque.

Os pulsos de choque do rolamento são propagados através do material e captados pelo transdutor. Ele converte os choques em sinais elétricos, que são processados para fornecer um valor de tapete e um valor máximo.

O medidor de pulso de choque conta a taxa de ocorrência (pulsos de choque de entrada por segundo) e varia o limiar de medição até que dois níveis de amplitude sejam determinados:

  • O nível do tapete de choque (aproximadamente 200 choques de entrada por segundo). Este nível é exibido como dBc (valor do tapete decibél).
     

  • O nível máximo (maior choque de entrada em menos de 2 segundos). Este nível é exibido como dBm (valor máximo de decibéis).

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Downtime Zero

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